Manteiga coringa (não é margarina!)

Eu levei alguns anos para descobrir que cozinhar tem que ser com manteiga e não margarina (margarina é um negócio inventado, fake, de mentira). Mas quando descobri fiquei feliz da vida, maravilhada e pude culpar a margarina por vários bolos, receitas e preparações que ficaram fracas de sabor.

Digo isso poque a diferença no resultado final é visível. Na escola, uma das aulas se inicia com degustação de manteigas. Todos os tipos, marcas, regiões. Aí começa a mágica: basta a manteiga certa que qualquer pão, massa, bolo e preparo fica dos deuses. Nem precisa fazer tanta força assim pra gourmetizar na sua casa, vai?! Não acredita? Dá uma olhada nessa cena do filme Julie & Julia, em que a blogueira gourmet descobre que ela ama manteiga mais do que tudo!

 

Pois bem, é por isso que o meu amor por essa receitinha de manteiga composta foi à primeira vista. Assim que provei, conseguia imaginar diversas receitas com ela. Trata-se de uma mistura muito simples e fácil (você fala isso pra tudo, Verena!!!). Mas é, gente!

Basta apenas combinar uma bela manteiga com uma série de ingredientes como ervas, raspas de cascas de frutas cítricas, alho, cebola, gengibre, vegetais, mostarda. Pode ser preparada com bastante antecedência e armazenada sob refrigeração. Ah, pode ser congelada tb! Me diz se não é amor na certa? Saca só essa receita que tirei do meu livro “400g”, da escola Wilma Kovesi:

Manteiga composta de mostarda e salsa
Rendimento: 100g

Ingredientes:
100g de manteiga sem sal en pommade (isso quer dizer que vc deve deixá-la fora da geladeira por uma horinha antes do preparo. Ela vai parecer uma pomada mesmo)
1 colher de chá de raspa de limão
3 colheres (sopa) de folhas de salsa picadas
3 colheres (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher (chá) de suco de limão
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
1. Misture bem todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea.
2. Enrole em um filme plástico, formando um tubo, e leve para gelar.
3. Sirva sobre grelhados ainda quentes, ou como molho para macarrão ou finalização de risotos. Ou, simplesmente, coma com um pão quentinho!

Sem título

 

 

Anúncios

Um comentário em “Manteiga coringa (não é margarina!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s