Molho pesto para fazer bonito (e simples)

Houve um tempo em que eu achava que molho de macarrão era à bolognesa ou branco. Não me entenda mal, eu adoro à bolognesa e não há nenhum outro prato, além do arroz com feijão, que me deixe mais confortável do que um spaguetti à bolognesa. Quando viajo a trabalho e fico dias longe de casa, é este o prato que mais me faz sentir em casa.

Só que (ainda bem) você vai ficando mais experiente, estuda, lê, pesquisa e… tcharan! Basicamente, tudo vira molho de macarrão na cozinha. Não há limites!

E, digamos, eu não era uma pesto girl. Pois agora sou fã de carteirinha. Depois de entender a fórmula, eu faço pesto de manjericão, de rúcula e já tentei até de couve. A brincadeira é divertida e, melhor que tudo, saborosa!

Essa é uma receita do livro da Wilma Kovesi, que adaptei ao gosto lá de casa. A base é a do molho clássico, que leva manjericão e pinoli. Para tudo! Pinoli são as sementinhas do pinhão, são caros para comprar (porque é uma extração manual), mas um saquinho dura uma eternidade. Como gostamos de tudo versátil, você pode, É CLARO, substituir o pinoli por nozes, em menor quantidade. Anota aí essa receita coringa e utilize-a para surpreender aquele seu convidado.

Penne al pesto clássico 

(Receita adaptada do livro 400g, de Betty Kovesi e autores)

Ingredientes:

01 maço de folhas de manjericão (só as folhas, lavadas e secas)

1 dente de alho

1 xícara de queijo parmesão de boa qualidade ralado

1 colher de pinoli tostados

1 colher de chá de sal

1 xícara e meia de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquificador. Se preferir, use o método mais tradicional: amasse num pilão o manjericão, o alho, o parmesão, os pinoli e o sal.
  2. Adicione o azeite aos poucos e misture. Se preferir um molho com consistência mais líquida, acrescente um pouco mais de azeite.
  3. Sirva com penne ou spaguetti.

IMG_1148.JPG

Dica preciosa: quando começar a temporada de sopas (frio!!!), use uma ou duas belas colheradas do molho pesto na sua sopa de legumes. Fica mais que especial!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s