Eu sumi. Eu sei. Podia te contar que 2015 tem sido um ano muito longo, mas você já deve saber disso. Então, vamos celebrar o fim dele com um post que vai te ajudar a chegar no risoto mais legal que você puder inventar.
Este é o prato que você pode fazer literalmente com o que tiver na geladeira (desde que você tenha, claro, a base: arroz, manteiga, queijo e vinho). Você pode usar apenas um (ou mais) queijo de muita qualidade ou pode agregar aspargos, presunto cru, cogumelos, frutos do mar ou linguiça, e por aí vai. Me diz se isso não é a plena definição de eclético? Dependendo do que você colocar no meio, pode se tornar um grande prato principal ou um acompanhamento, com um vinho… Hummm…
Bem, pra começar, a escolha do arroz é importantíssima. O arborio ou o carnaroli são mais conhecidos – são arrozes envoltos por um amido macio que, durante a cocção, se dissolve, deixando o prato cremoso como deve ser. Vamos às dicas e depois à receita. Algo me diz que você não vai se arrepender…
- O complemento aromático é sempre a manteiga e a cebola. Mas qualquer ingrediente poderá ser agregado complementando, assim, seu aroma.
- Use uma panela de fundo grosso para que você possa cozinhar em fogo alto sem grudar.
- Comece sempre com um pouco de gordura (manteiga). Ao colocar os grãos de arroz, é importante tostá-los adequadamente.
- Adicione o líquido do cozimento (a melhor opção é, de longe, o caldo!) aos poucos. Isso vai garantir que o amido se solte e vai evitar que, no final, fique aquele excesso de líquido. Pode usar água? Pode, eu acho (eu nunca usei!), mas o caldo vai ser MUITO MAIS SABOROSO.
- Finalize o risoto “montando-o” com manteiga e queijo, ou seja, agregando esses dois itens no final, com o fogo já desligado. Isso vai ajudar a deixar o risoto mais espesso e com um brilho lindo de viver!
- Até aqui, essas são as dicas do risoto básico. Se você quer agregar outros ingredientes, existem várias formas de fazer. Se você quer fazer um risoto com tomate, queijo e manjericão, por exemplo, coloque os tomates no meio do processo de cocção do risoto básico. E acrescente o manjericão e o queijo no final. Se você quer fazer um de 4 queijos, acrescente os 4 no final do preparo. Se for agregar frutos do mar, calcule o tempo que você deve ter de cocção para que os frutos do mar não cozinhem demais.
- Última dica e não menos importante: sirva o risoto imediatamente após o preparo.
Risoto de aspargos com salame defumado (Porção para duas pessoas)
Ingredientes
- 3 colheres de manteiga sem sal gelada
- meia cebola picada em cubinhos
- 160g de arroz arborio
- meia xícara de vinho branco seco
- 1 litro de caldo de galinha (ou mais, se necessário – receita aqui)
- 50g de queijo parmesão ralado na hora
- 4 fatias de salame defumado
- 6 aspargos verdes cozidos e depois picados (lembre-se de retirar a base de cada aspargo, a parte mais durinha)
Modo de Preparo:
- Numa panela, derreta 2 colheres de manteiga e doure a cebola.
- Acrescente o arroz e toste até que os grãos fiquem envoltos na manteiga e bem quentes.
- Acrescente o vinho branco e deixe secar e evaporar o álcool.
- Acrescente uma concha do caldo (quente), mexendo sempre. Quando secar, coloque mais uma concha e assim sucessivamente, sem parar de mexer.
- Antes do final do cozimento, acrescente os aspargos e o salame defumado. Ajuste o sal e acrescente pimenta a gosto.
- Quando o arroz estiver al dente, retire a panela do fogo e acrescente a manteiga restante e o queijo, mexendo até incorporar.
- Sirva imediatamente.

Huuuummmm… esse risoto com aspargos e salame estava sensacional.
CurtirCurtir
eu quero amo risoto! vai ter q ir pra Foz fazer pra mim!
CurtirCurtir