Dicas para fazer a melhor salada do mundo

Das coisas mais frustrantes para mim é ter que temperar minha própria salada. Seja no buffet ou naquele churrasco, me dá agonia ter que misturar aquelas folhas enormes, sem picar, com tempero de maneira improvisada. Gente! Salada não é assim!

Ao longo do tempo, fui anotando dicas importantes que agora divido com você. São pequenos segredinhos – o famoso pulo do gato, que vai fazer toda a diferença na salada de todo dia. Aliás, quem diz que comer salada é um sacrifício vai se surpreender depois que testar. Lápis e papel na mão AGAIN:

> Primeiro de tudo: salada tem que ser fresca. Aquela cara de fim de feira do alface não convence ninguém. Quem quer comer salada tem que ir uma ou duas vezes por semana na feira, no hortifruti, no mercado! Comer bem sempre dá um pouquinho de trabalho, sim! 😉

> Segundo e essencial: antes de temperar, os ingredientes da salada têm que estar secos! Só assim, ela pega o molho e fica saborosa. Aquela salada de buffet com o fundinho cheio de água me dá arrepio #dramaqueen! Por isso, se você ainda não tem uma centrífuga de salada, se vire e faça o investimento! Tem de tudo quanto é preço, vai na de plástico e troque a cada período por higiene!

Salada boa tem ingredientes bem sequinhos
Salada boa tem ingredientes bem sequinhos

> Outra dica importante: pique as folhas com as mãos mesmo ou corte os legumes em tamanhos que caibam numa mordida. Você não vai querer ficar fazendo aquele malabarismo com os talheres e o alface não?

> Com essa infraestrutura básica para o preparo, o que você precisa mais saber agora é a regrinha do 3 para 1. Para cada medida de ácido (suco de limão, vinagre, balsâmico etc.), você deve usar três medidas de gordura (seja de canola, de soja, azeite). Ou seja, se puser uma colher de vinagre, manda três colheres de azeite. E para nossa alegria, seguindo essa regra, você pode substituir o limão ou vinagre por sucos de frutas ácidas como laranja, maracujá etc, mostarda… E o azeite pode ser trocado por iogurte, maionese e por aí vai. Quem mais raio gourmetizador que isso?

> Mas não é simplesmente sair mexendo os ingredientes em cima da salada. O que faz o molho daquele seu restaurante preferido ser tão bom é que, com as medidas e temperos certos, o molho é mexido num bowl antes de ir para a salada, com o batedor até emulsionar. O que é emulsionar? É juntar dois líquidos que não se misturam, mas que, uma vez misturados com vigor, parecem estar dissolvidos, resultando em um molho encorpado e brilhante com sabor equilibrado entre ácido e azeite. Assim, você precisa sempre seguir uma ordem: ácido, dissolve sal e outros temperos nele e, por último, vá colocando o óleo, batendo enquanto ele cai em fio.

> Por último, com a salada fresca, seca e com molho, vale demais acrescentar alguns acompanhamentos croc croc por cima. Amêndoas, castanhas, granola salgada, croutons. Esses itens fazem você ganhar estrela! Sirva com um desses itens por cima e voilá salade!

Essa salada traz amêndoas em lascas como croc croc
Essa salada traz amêndoas em lascas como croc croc

Depois dessa listinha básica, agora é sua vez de ir pra cozinha. Anote aí uma receita de vinagrete básica, que é uma mão na roda para quando você quer turbinar sua salada. Em breve, farei uma série de posts aqui só com as minhas saladas preferidas! É uma lista que não acaba mais!

Vinagrete Básico 3 x 1

Rendimento: dá para temperar uma salada para duas pessoas

Ingredientes:

1/4 da xícara de suco do limão (uma metade de um limão médio deve dar)

1 colher de chá de sal

pimenta do reino moída na hora a gosto

3/4 da xícara de azeite extra virgem de boa qualidade

Preparo

  1. Num bowl pequeno, acrescente o suco de limão e coloque os temperos.
  2. Com o batedor (ou fouet) numa mão, vá acrescentando aos poucos o azeite em fio. Coloque até o final e vá emulsionando.
  3. Deve ser usado imediatamente, se deixar em repouso o azeite voltará a se separar do ácido. Se isso acontecer, misture novamente e se for necessário acrescente um bocadinho mais de azeite! Coloque por cima da salada e misture bem com as folhas e legumes, até que tudo esteja envolvido pelo molho.
  4. Não exagere na quantidade de molho, senão a salada vai ficar puro vinagrete.
Capriche na variedade quando planejar sua salada
Capriche na variedade quando planejar sua salada
Anúncios

4 comentários em “Dicas para fazer a melhor salada do mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s