Compota agridoce de cebola, o xodó do happy hour

O final de semana prolongado está aí e, se vai ficar em casa ou viajar pra casa da praia, da mãe ou da vó, vale planejar o que vai ter pra comer. Como não amar?!

Lá em casa tem gente toda hora. Amigos e família estão sempre por lá, não só porque a gente adora, mas porque eu aproveito para fazer todo mundo de cobaia em volta da mesa de jantar. Vi uma carne que eu quero testar? Chama o povo e liga o forno! Tem um forno de pizza que eu nunca mexi? Reúne todo mundo e a mão na massa é por minha conta! Alguém tem uma panela de barro nunca antes usada? Moqueca nela! Há riscos, claro, porque sempre pode dar alguma coisa errada. Mas até hoje ninguém reclamou! 🙂

Bom, seja churrasco, massa ou assado, incluo sempre umas entradinhas para ir abrindo o apetite da galera enquanto estou finalizando os pratos. E, com isso, meu repertório de appetizers cresce a cada dia.

E não venha dizer que dá trabalho, que é mais prático comprar uns salgadinhos, amendoins e afins. Eu gosto de salgadinhos vez ou outra, claro! Mas eles não substituem uma entradinha deliciosa que você pensou e fez especialmente. Além do que, é só escolher uma entradinha rápida e pronto! Resolvida a questão do sabor + praticidade.

Uma das minhas entradinhas preferidas é pá-pum de fazer e fica dos deuses. É a compota agridoce de cebola, receita que aprendi na escola WK. É rápido de preparar e fica digno de chef! Tenho uma amiga, a Amandinha @wheniwascruel, que faz QUALQUER COISA por essa cebolinha! Então, já que o final de semana está aí, e ela está no inferno astral, resolvi preparar esse post de presente para ela. Anota aí, menina! 😉

Ah, se você fizer e gostar, pode usá-la como acompanhamento para uma carne, um rosbife, um peixe. Hummm…

Compota agridoce de cebola

(Receita do curso Objetivo Chef, escola Wilma Kovesi)

Ingredientes

4 cebolas médias cortadas em rodelas finas

½ xícara de açúcar

100g de manteiga

1 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta do reino moída na hora

½ xícara de vinho tinto seco de boa qualidade

¼ xícara de vinagre de vinho tinto

Preparo

  1. Numa panela de fundo largo, derreta a manteiga (derreta devagar, tirando a panela de vez em quando da boca do fogão pra manteiga não queimar) e nela coloque a cebola até murchar, juntamente com o sal, a pimenta do reino e o açúcar. Mexa ocasionalmente durante cerca de 20 minutos ou até as cebolas estarem cozidas.
  2. Junte o vinho e o vinagre, deixe levantar fervura e cozinhe em fogo médio, sem tampar, mexendo de vez em quando por cerca de 20 minutos, até o líquido reduzir um pouco.
  3. Aumente a chama e engrosse a compota.
  4. Sirva morna ou fria com pãezinhos ou torradas.

IMG_6294

IMG_7218

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s